Prepare-se para otimizar seu descanso em 2026! O ano promete diversas oportunidades para emendar feriados e prolongar as férias, com nove feriados caindo em dias úteis, sendo sete deles em segundas ou sextas-feiras. Um planejamento cuidadoso pode render até seis dias extras de folga, ideal para viagens ou tempo com a família.
Antes de marcar as datas, é crucial conhecer as regras. As férias não podem começar nos dois dias que antecedem feriados ou o dia de repouso semanal remunerado. Além disso, a lei exige um período mínimo de cinco dias de folga e permite a divisão das férias em até três períodos, sendo que um deles deve ter, no mínimo, 14 dias corridos.
“Não é possível planejar vários períodos de cinco dias para aproveitar feriados diferentes. Por exemplo: poderia tirar cinco dias em um período, depois 14 em outro, e o restante no terceiro”, explica Lucas Camargo, advogado e sócio da área Trabalhista do Madrona Advogados, ressaltando a importância de um planejamento estratégico.
Novembro se destaca como o mês mais vantajoso, com os feriados de Finados (2/11), Proclamação da República (15/11) e Dia da Consciência Negra (20/11). Tirando férias de 3 a 19 de novembro, é possível desfrutar de 23 dias de descanso utilizando apenas 17 dias de férias. Uma excelente oportunidade para recarregar as energias!
Abril e maio também oferecem boas alternativas. Abril conta com a Sexta-feira Santa (3/04) e Tiradentes (21/04), enquanto maio começa com o Dia do Trabalho (1/5). Planeje suas férias com antecedência e converse com o RH da sua empresa para garantir o melhor aproveitamento dos feriados de 2026.
Fonte: http://www.infomoney.com.br






