Trump em Israel: Reféns podem ser libertados antes do previsto, diz ex-presidente

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Donald Trump, em viagem para Israel, alimentou as esperanças sobre a libertação dos reféns israelenses detidos em Gaza. O ex-presidente americano declarou, neste domingo (12/10), que a libertação dos reféns “pode acontecer um pouco antes do previsto”. A expectativa é que o Hamas liberte os reféns e, em contrapartida, Israel transfira prisioneiros palestinos.

O acordo de troca de reféns e prisioneiros está previsto para iniciar às 8h, horário local, o que corresponde a 2h da manhã no horário de Brasília. Antes de embarcar no Air Force One, Trump expressou entusiasmo com a primeira fase do cessar-fogo, que encerrou um conflito de dois anos.

“Todo mundo está muito animado”, disse Trump, destacando o caráter inédito da situação. “Esta é a primeira vez que todo mundo está surpreso e eles estão emocionados, e é uma honra estar envolvido.” O ex-presidente se prepara para uma agenda intensa em Israel, incluindo encontros com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e familiares dos reféns.

Ainda no domingo, o então vice-presidente J.D. Vance havia comentado sobre a possibilidade de libertação iminente dos reféns. “Os reféns israelenses podem ser libertados de Gaza a qualquer momento”, afirmou Vance em entrevista à NBC News, aumentando a expectativa em torno do processo.

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas, anunciado na quinta-feira (9/10) por Trump, entrou em vigor na sexta-feira (10/10). A primeira fase do acordo prevê a libertação de todos os reféns em troca de prisioneiros palestinos, além de um recuo parcial do exército israelense da região.

Fonte: http://www.metropoles.com