O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi levado ao Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (15), após apresentar um mal-estar nas dependências da Corte. A equipe médica investiga as causas do ocorrido, inicialmente suspeitando de uma possível virose. Ele permanece sob observação para a realização de exames detalhados.
Segundo informações, o ministro sentiu uma queda de pressão enquanto estava no STF. A assessoria ainda não divulgou um diagnóstico preciso, mas confirmou que Barroso permanecerá internado ao menos até o dia seguinte. A situação gerou apreensão no meio jurídico e político, dada a proximidade de sua aposentadoria.
Vale lembrar que o ministro Barroso comunicou, em sessão plenária realizada na última quinta-feira (9), sua decisão de antecipar a aposentadoria. A medida foi formalizada com a publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (15), com efeitos a partir deste sábado (18). Sua saída abre uma importante vaga no STF durante o atual mandato do Presidente Lula.
A antecipação da aposentadoria de Barroso permite ao Presidente Lula indicar um novo nome para a Suprema Corte, o que deve ocorrer ainda nesta semana. Conforme noticiado, “a expectativa é que seja nomeado um novo ministro ainda nesta semana”, conforme fontes internas do governo. A escolha do sucessor de Barroso é aguardada com grande expectativa, considerando o impacto que terá na composição do STF.
Fonte: http://www.infomoney.com.br






