Nobel da Paz apela a Lula: ‘Diga a Maduro que sua hora de partir chegou’

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

A líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, fez um apelo direto ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo que ele interceda junto a Nicolás Maduro. Segundo ela, Lula deveria comunicar a Maduro que “chegou a sua hora de ir embora”.

Machado, uma crítica ferrenha do regime de Maduro, argumenta que, para contribuir com uma “transição pacífica da ditadura para a democracia”, Lula precisaria romper laços com o líder venezuelano. Ela acredita que o Brasil, por seu papel diplomático na América do Sul, tem influência para enviar uma mensagem clara a Maduro.

“Acho que, neste momento, apesar das diferenças evidentes que surgiram entre o governo do Brasil e Nicolás Maduro, ainda existem canais”, declarou Machado em entrevista à Folha de S.Paulo. “Seria muito útil que o presidente Lula, assim como os demais chefes de Estado do continente, enviasse uma mensagem clara a Maduro: ‘Chegou a sua hora de ir embora. Acabou. Vá, para o seu próprio bem, Maduro. Aceite isso’.”

A vencedora do Nobel também busca apoio internacional para enfrentar o governo Maduro. Após receber o prêmio, Machado fez um apelo ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, conhecido por sua oposição ao regime venezuelano, e defende até mesmo uma ação naval dos EUA na costa da Venezuela.

Além disso, Machado alega que o candidato da oposição, Edmundo González, venceu as eleições de 2024 na Venezuela, mas que o Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, reelegeu Maduro. Atualmente, ela permanece escondida, temendo perseguições por parte do governo.

Fonte: http://www.metropoles.com