O mercado financeiro brasileiro apresentou um comportamento misto nesta quarta-feira, com o Ibovespa registrando ganhos enquanto o dólar demonstrava estabilidade. O Ibovespa, principal índice da B3, avançou 0,55%, atingindo 144.872 pontos. Paralelamente, o dólar teve uma leve alta de 0,13% frente ao real, cotado a R$ 5,39, mantendo-se praticamente estável.
A dinâmica observada, segundo Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, reflete a ausência de indicadores econômicos de grande impacto e um volume de negócios mais enxuto. “A moeda americana operou sem direção definida nesta quarta-feira, refletindo a ausência de indicadores relevantes e o baixo volume de negócios, num dia marcado por liquidez reduzida nos mercados”, explicou Shahini.
No cenário externo, pairam preocupações sobre uma possível escalada nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. A Casa Branca estaria planejando impor restrições à exportação de produtos baseados em software para o país asiático. Contudo, há também expectativas positivas, como a possível reunião entre Donald Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul.
Além disso, a possibilidade de um encontro entre Trump e o presidente Lula na Malásia adiciona um elemento de interesse para os investidores. Os dois líderes devem estar presentes na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Em outubro, Trump mencionou ter tido “uma química excelente” com Lula durante uma conversa por videochamada.
Internamente, o Ibovespa foi impulsionado pelo bom desempenho das ações da Vale, que subiram 2% após a divulgação de um relatório de produção e vendas do terceiro trimestre considerado positivo. A alta do petróleo no mercado internacional também favoreceu os papéis da Petrobras, que arrematou dois blocos no leilão de áreas no pré-sal e iniciou a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas.
Fonte: http://www.metropoles.com






