Donald Trump sinalizou a possibilidade de os Estados Unidos realizarem operações terrestres contra o tráfico de drogas, levantando a possibilidade de uma ação na Venezuela. A declaração, feita nesta quinta-feira (23/10), ocorre em um contexto de crescente tensão nas relações entre os EUA e alguns países da América do Sul.
Sem mencionar explicitamente a Venezuela, Trump justificou a potencial ação com o argumento do fluxo de drogas que chegam aos EUA por via terrestre. “Eles continuam enviando drogas por terra… Algo muito sério vai acontecer. O equivalente ao que está acontecendo no mar”, declarou o ex-presidente.
Trump também afirmou que o Congresso americano será notificado sobre a decisão, embora sem a necessidade de uma declaração formal de guerra. “Acho que vamos apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país. Certo? Vamos matá-las”, enfatizou, reiterando sua postura linha-dura no combate ao narcotráfico.
Desde agosto, o Pentágono intensificou sua presença militar no Caribe, com navios de guerra e caças F-35, sob o pretexto de combater o tráfico de drogas. A maioria dos ataques realizados até o momento ocorreu em águas caribenhas, próximas à costa venezuelana, mas houve também investidas no Oceano Pacífico.
Em meio a essas operações, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Gustavo Petro, têm sido acusados de ligações com cartéis de drogas, os mesmos grupos que foram recentemente classificados como organizações terroristas pelos EUA. Maduro e Petro denunciam a escalada como uma tentativa de intervenção norte-americana em seus países.
Fonte: http://www.metropoles.com






