Trump Ameaça Intervenção Militar na Nigéria em Defesa de Cristãos

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou a tensão diplomática com a Nigéria ao anunciar, através de suas redes sociais, que ordenou ao Departamento de Defesa americano para se preparar para uma possível ação militar. A justificativa apresentada é a suposta falha do governo nigeriano em conter o que ele descreve como “homicídios em massa de cristãos” perpetrados por “terroristas islâmicos”.

Além da ameaça militar, Trump sinalizou a possibilidade de um corte imediato na assistência financeira e ajuda humanitária destinada ao país africano. “Se o governo nigeriano continuar a permitir o assassinato de cristãos, os EUA imediatamente pararão toda ajuda e podem muito bem entrar nesse país ‘com armas em punho’, para ‘varrer’ os terroristas islâmicos que estão cometendo essas atrocidades”, escreveu o ex-presidente.

As declarações de Trump surgem após acusações anteriores de que o cristianismo estaria enfrentando uma “ameaça existencial” na Nigéria. O país foi classificado como de “Preocupação Particular” devido a violações da liberdade religiosa. Tal posicionamento, contudo, foi veementemente rejeitado pelo presidente nigeriano, Bola Ahmed Tinubu, que garantiu que a liberdade de crença é assegurada pela Constituição.

A Nigéria, o país mais populoso da África, enfrenta múltiplos desafios de segurança interna, incluindo a insurgência do Boko Haram, conflitos entre agricultores e pastores, violência étnico-religiosa e disputas regionais. A complexidade do cenário interno torna a ameaça de intervenção externa um fator de instabilidade ainda maior.

Fonte: http://www.metropoles.com