Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, lançou um olhar crítico sobre o cenário político americano, expressando dúvidas sobre a prontidão do país para eleger uma mulher para a presidência. Em uma entrevista franca na Academia de Música do Brooklyn, Obama sugeriu que os eleitores americanos ainda precisam evoluir em sua mentalidade antes de estarem dispostos a confiar a liderança da Casa Branca a uma mulher.
A ex-primeira-dama, frequentemente apontada como um nome forte do Partido Democrata para futuras eleições presidenciais, já figurou em especulações para as disputas de 2016, 2020 e 2024, chegando a liderar algumas pesquisas. No entanto, Michelle Obama tem reiteradamente descartado a possibilidade de se candidatar, afastando os rumores e expectativas.
Durante a entrevista, onde promovia seu novo livro, “The Look”, Michelle Obama foi questionada pela atriz Tracee Ellis Ross sobre uma possível candidatura. Sua resposta foi direta e sem rodeios: “Nem pensem em me cogitar como candidata, porque vocês estão todos mentindo. Vocês não estão preparados para uma mulher. Não estão mesmo. Então não me façam perder tempo”.
Apesar de não se candidatar, Michelle Obama demonstrou apoio à candidatura de Kamala Harris em 2024, viajando pelo país e alertando sobre os impactos negativos que uma vitória de Donald Trump poderia ter sobre as mulheres. Os resultados das eleições revelaram que, embora Kamala Harris tenha conquistado a maioria dos votos femininos (53%), Donald Trump prevaleceu entre os homens, com 55% dos votos.
“Infelizmente, ainda existem muitos homens que não se sentem à vontade para serem liderados por uma mulher. E nós vimos isso”, lamentou Michelle Obama, ressaltando a persistência de barreiras de gênero na política americana e a necessidade de uma mudança cultural para que uma mulher possa, de fato, alcançar a presidência dos Estados Unidos.
Fonte: http://www.metropoles.com






