O Ibovespa desafiou a tendência global em novembro, registrando um aumento de 6,4% e fechando o mês acima dos 159 mil pontos. Analistas da XP projetam um futuro ainda mais promissor, revisando a meta para o índice em 185 mil pontos até o final de 2026. Diante desse cenário otimista, corretoras e casas de análise divulgaram suas recomendações de ações para dezembro, visando capturar o potencial de crescimento do mercado.
Em um levantamento realizado pelo InfoMoney, cinco empresas se destacaram nas carteiras recomendadas, lideradas pela Vale (VALE3), a mais indicada para o mês. Um ponto de atenção é a ausência da Petrobras (PETR4) na lista das mais recomendadas, marcando a primeira vez no ano em que a gigante do petróleo não figura no ranking mensal.
A Vale (VALE3) lidera as indicações com 6 recomendações. Segundo a Ágora Investimentos, a empresa ainda apresenta potencial de valorização, sustentado por um sólido desempenho operacional e expectativas de preços resilientes para o minério de ferro. A corretora também destaca um “valuation ainda convidativo” como um fator positivo.
Outras empresas que se destacaram nas recomendações para dezembro incluem Itaú (ITUB4), Cyrela (CYRE3), Axia Energia (AXIA3) e Rede D’Or (RDOR3). O Itaú, com 5 indicações, é visto pela Terra Investimentos como um ativo de qualidade para exposição defensiva, com potencial de valorização no médio prazo devido ao seu lucro recorrente crescente e alto Retorno sobre o Patrimônio Líquido.
De acordo com o Santander, a Cyrela está bem posicionada para se beneficiar do ciclo imobiliário atual, impulsionada por um balanço sólido e um portfólio diversificado. Já a Ágora considera a Axia Energia uma tese de investimento atraente a médio e longo prazo, com potencial para se tornar uma pagadora de dividendos robusta. Por fim, o BTG Pactual vê espaço para a Rede D’Or expandir seu múltiplo Preço/Lucro, dependendo de melhorias no negócio hospitalar e na unidade de seguros.
Fonte: http://www.infomoney.com.br






