A Justiça italiana decidiu manter a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), citando uma entrevista concedida ao jornal La Repubblica como fator crucial. Segundo a Corte, as declarações da parlamentar reforçaram o risco de fuga, motivando a decisão de mantê-la sob custódia. A entrevista, portanto, teve peso significativo na avaliação do tribunal.
O Tribunal italiano destacou que Zambelli mencionou possuir apoio de “pessoas ricas e influentes” durante a entrevista. Essa afirmação, na visão da Corte, eleva a possibilidade de uma tentativa de esquivar-se da Justiça brasileira. Apesar do bloqueio de bens da deputada e de seu marido, o tribunal não descarta a possibilidade de uso de recursos estratégicos com ajuda externa.
Na entrevista, realizada antes de sua prisão, Zambelli revelou ter contatado diretamente o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que teria buscado auxílio de Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália. “Sei que Flávio Bolsonaro, filho do presidente Bolsonaro, conversou com Matteo Salvini sobre a minha situação. Mas não sei se Salvini lhe prometeu alguma coisa. Espero que sim, sou inocente”, afirmou a deputada.
A parlamentar também mencionou ter amigos em comum com Elon Musk e criticou a falta de apoio da direita italiana, incluindo Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália e fundadora do partido Fratelli d’Italia. A Justiça italiana, por sua vez, considerou que as condições de saúde de Zambelli são compatíveis com a prisão, conforme relatório pericial, descartando a necessidade de uma medida menos restritiva.
Zambelli encontra-se presa na Itália desde 29 de julho, após passar quase um mês foragida. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A deputada também foi condenada em outra ação, desta vez a 10 anos e oito meses de prisão, por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.
Fonte: http://www.metropoles.com






