Ibovespa Alcança Novos Patamares Históricos Impulsionado por Cenário Político e Expectativas Sobre Juros nos EUA

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O mercado financeiro brasileiro celebrou nesta sexta-feira (29/8) um novo marco histórico para o Ibovespa, principal índice da B3. O índice não só superou sua máxima intraday, atingindo 142.378 pontos, como também registrou um novo recorde de fechamento, aos 141.422 pontos, com alta de 0,28%.

O otimismo do mercado, segundo analistas, reflete uma combinação de fatores internos e externos. Entre eles, destaca-se o cenário político, com a possibilidade de Tarcísio de Freitas concorrer à presidência, após pesquisa AtlasIntel mostrar o governador de São Paulo à frente de Lula em um possível segundo turno. O bom humor do mercado se mantém e impulsiona os resultados da bolsa.

No cenário externo, as expectativas de um corte nas taxas de juros nos Estados Unidos também contribuíram para o desempenho positivo. Dados recentes sobre a inflação americana, em linha com as previsões, reforçaram essa perspectiva, influenciando positivamente os mercados globais.

Contrariando a tendência global, o dólar apresentou alta de 0,29% frente ao real, cotado a R$ 5,42. Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, atribui essa valorização à disputa pela Ptax mensal, um cálculo do Banco Central que serve de referência para contratos de câmbio, gerando volatilidade no mercado.

“A alta do dólar frente ao real ocorreu na contramão dos mercados no exterior. Mas essa maior pressão sobre o câmbio no Brasil foi atribuída à formação da Ptax mensal”, explica Bolzan. Apesar da leve alta, o dólar acumulou queda de mais de 3% ao longo do mês, como observa Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad. Para Shahini, os dados de inflação nos EUA não impactaram o câmbio, mas reforçaram a expectativa de que o Fed aguardará novos indicadores antes de decidir sobre o ciclo de cortes de juros.

Fonte: http://www.metropoles.com