Ariel Lubliner, um brasileiro major-general da reserva das Forças de Defesa de Israel (IDF), faleceu na Faixa de Gaza, aos 34 anos. A notícia da morte do militar foi confirmada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, neste sábado (30/08), gerando comoção e levantando questionamentos sobre as circunstâncias do ocorrido.
Katz expressou suas condolências à família de Lubliner em nome de todo o setor de defesa. “Em nome de todo o setor de defesa, envio minhas mais profundas condolências à família do falecido major-general (res.) Ariel Lubliner, um soldado do Grupo Logístico 6036, que morreu no sul da Faixa de Gaza”, declarou o ministro em comunicado.
Segundo o ministro, Lubliner havia imigrado do Brasil para Israel há sete anos. Ele foi convocado para a reserva em 7 de outubro de 2023, demonstrando desde então, segundo Katz, “devoção na defesa do Estado de Israel”. A dedicação de Lubliner ao serviço militar em Israel, mesmo após ter se mudado do Brasil, ressalta seu comprometimento com o país.
Apesar da confirmação da morte, a causa não foi divulgada oficialmente pelas autoridades israelenses. O jornal israelense Times of Israel reportou que o caso está sendo investigado sob a suspeita de “fogo amigo”, o que adiciona uma camada de complexidade e incerteza à tragédia. A apuração em andamento busca esclarecer se a morte de Lubliner foi resultado de um acidente interno.
O falecimento de Lubliner ocorre em um momento de intensos conflitos na região. Na sexta-feira (29/08), o exército israelense suspendeu as pausas táticas na Cidade de Gaza e restringiu a entrada de ajuda humanitária. Em paralelo, o governo de Benjamin Netanyahu insiste em continuar as operações militares até a completa destruição do Hamas, mesmo sob crescente pressão internacional por um cessar-fogo, enquanto o número de mortos palestinos ultrapassa 62 mil.
Fonte: http://www.metropoles.com






