Música brasileira de luto: Hermeto Pascoal, o ‘Bruxo’, morre aos 89 anos

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O Brasil e o mundo da música se despedem de Hermeto Pascoal, multi-instrumentista genial e figura icônica da música brasileira. Aos 89 anos, o artista faleceu neste sábado, 13 de setembro, deixando um legado de inovação e experimentação que influenciou gerações de músicos.

O anúncio da morte foi feito através das redes sociais do artista, transmitindo uma mensagem de serenidade e celebração da vida através da música. “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, dizia a nota.

O Hospital Samaritano Barra, onde Hermeto Pascoal estava internado desde 30 de agosto, divulgou um comunicado detalhando a causa da morte. Segundo o hospital, o músico faleceu às 20h22 devido a complicações respiratórias decorrentes de um quadro avançado de fibrose pulmonar.

Ainda de acordo com o hospital, “a despeito de todo suporte terapêutico, o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos”. A mensagem de despedida no perfil do artista ressaltou a importância de manter viva a música universal, como ele sempre ensinou: “Não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros… a música universal segue viva”.

Conhecido por sua inventividade e habilidade em extrair sons de objetos inusitados, Hermeto Pascoal deixa uma marca indelével na história da música. Seu experimentalismo e sua abordagem única da improvisação o consagraram como um dos maiores nomes da música brasileira, um verdadeiro “Bruxo”, como era carinhosamente chamado.

Fonte: http://www.infomoney.com.br