Cortes de Juros do Fed Acendem Oportunidade para Ações Brasileiras, Aponta XP

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O recente início do ciclo de afrouxamento monetário pelo Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, com a primeira redução das taxas de juros, abriu um novo horizonte para o mercado de ações brasileiro. Analistas da XP Investimentos vislumbram um cenário promissor para o Ibovespa, com base no histórico de desempenho do mercado acionário após movimentos similares do Fed no passado.

De acordo com a XP, em ciclos anteriores de cortes de juros nos EUA, as ações brasileiras apresentaram retornos médios de 32,1% em reais e expressivos 41,2% em dólares nos 12 meses subsequentes. Essa performance, segundo a corretora, supera significativamente os benchmarks globais, como o MSCI Mercados Emergentes e o MSCI ACWI (excluindo EUA), demonstrando o potencial de valorização do mercado brasileiro.

“O histórico mostra que o mercado brasileiro tende a se beneficiar de um ambiente global mais favorável, impulsionado pela flexibilização da política monetária nos Estados Unidos”, destaca o relatório da XP. Setorialmente, a análise aponta para uma dinâmica interessante: setores ligados a commodities podem apresentar desempenho inferior no período que antecede o primeiro corte, mas tendem a se recuperar e superar os setores domésticos após o início do ciclo de afrouxamento.

Além do desempenho superior em relação aos benchmarks globais, as ações brasileiras também demonstraram maior rentabilidade em comparação com os ativos de renda fixa. Mesmo os títulos prefixados, representados pelo índice IRF-M, que lideraram os retornos dentro da renda fixa, ficaram atrás da performance da Bolsa de Valores, consolidando o potencial atrativo do mercado acionário brasileiro no atual cenário.

Fonte: http://www.infomoney.com.br