Petróleo Recua com Sinais de Alerta na Economia Americana

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Os preços do petróleo encerraram o pregão em baixa nesta quinta-feira, refletindo a crescente apreensão dos investidores em relação à saúde da economia dos Estados Unidos. O temor se intensificou após a decisão do Federal Reserve (Fed) de reduzir as taxas de juros, medida que, embora possa estimular a economia, também serve como um indicativo de preocupações com o cenário econômico.

O petróleo Brent, referência internacional, registrou queda de 0,8%, fechando a US$67,44 o barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), dos EUA, acompanhou o movimento, com um recuo de 0,8%, atingindo US$63,57 o barril. A expectativa inicial era de que a redução nas taxas de juros impulsionasse a demanda por petróleo, mas os dados econômicos recentes dos EUA lançaram dúvidas sobre essa perspectiva.

O Fed reduziu sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual e sinalizou novos cortes ao longo do ano, buscando mitigar os sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho. Conforme analistas, a medida é uma tentativa de reverter uma possível desaceleração. “Eles fizeram isso agora porque claramente a economia está desacelerando”, afirmou Jorge Montepeque, diretor administrativo do Onyx Capital Group.

Dados recentes também indicam uma possível retração no mercado imobiliário americano. A construção de novas casas unifamiliares atingiu o menor nível em dois anos e meio, sugerindo que o setor pode se tornar um entrave para o crescimento econômico. Este cenário, somado ao excesso de oferta e à baixa demanda por combustíveis nos EUA, pressiona ainda mais os preços do petróleo.

Embora os estoques de petróleo dos EUA tenham apresentado uma queda acentuada, impulsionada pela redução nas importações líquidas e pelo aumento nas exportações, o aumento nos estoques de refinados gerou preocupações. O aumento de 4 milhões de barris, contrariando as expectativas de um ganho de 1 milhão, sinaliza uma possível demanda enfraquecida no maior consumidor de petróleo do mundo.

Fonte: http://www.infomoney.com.br