Principais aeroportos da Europa, incluindo Bruxelas, Berlim e Heathrow, em Londres, foram atingidos por interrupções cibernéticas neste sábado (20/9). O ataque impactou diretamente os sistemas de check-in e despacho de bagagem, resultando em atrasos significativos para passageiros, conforme informou a Collins Aerospace, fornecedora internacional dos sistemas afetados.
“Tomamos conhecimento de uma interrupção cibernética em nosso software Muse em determinados aeroportos”, declarou a empresa aeroespacial. Pelo menos três aeroportos movimentados relataram os problemas, emitindo alertas sobre possíveis atrasos e até mesmo cancelamentos de voos. A rápida disseminação do problema gerou preocupação entre viajantes em toda a Europa.
A Collins Aerospace buscou minimizar o impacto, afirmando que “o impacto se limita ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem e pode ser mitigado com operações de check-in manual”. Apesar da alternativa, o processo manual naturalmente leva a filas mais longas e atrasos para os passageiros.
Em Bruxelas, o aeroporto local informou o cancelamento de pelo menos 10 voos e atrasos superiores a uma hora para outros 17, tudo em decorrência do “ataque cibernético” ocorrido durante a noite de sexta-feira. O aeroporto aconselhou os passageiros a verificarem o status de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao terminal, dada a dependência do check-in e embarque manuais.
Enquanto isso, o Aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, relatou que seus sistemas de check-in e embarque, também fornecidos pela Collins Aerospace, foram afetados por um “problema técnico” que “pode causar atrasos para os passageiros que embarcam”. Similarmente, o aeroporto de Berlim emitiu um aviso informando sobre tempos de espera mais longos no check-in devido a um problema técnico em um provedor de sistema que opera em toda a Europa. Nem Heathrow nem Berlim confirmaram se os problemas técnicos eram resultado de um ciberataque.
Em contraste com o caos instalado em outros aeroportos, o aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, escapou ileso, de acordo com um porta-voz. Um funcionário do centro de controle de operações do aeroporto de Zurique também confirmou que o aeroporto suíço não foi afetado. As autoridades permanecem em alerta, investigando a extensão total do ataque e trabalhando para restaurar a normalidade o mais rápido possível.
A ocorrência deste ataque cibernético segue o anúncio do aeroporto da segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, sobre o hackeamento de seu site, levantando questões sobre uma possível onda coordenada de ataques cibernéticos contra a infraestrutura de transporte aéreo.
Fonte: http://www.metropoles.com






