Os mercados financeiros brasileiros foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira por dois eventos significativos: a divulgação de dados robustos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e a publicação de uma nova pesquisa de avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A combinação desses fatores gerou instabilidade no câmbio e no mercado de ações, alterando o rumo das negociações.
Impulsionado por essas notícias, o dólar inverteu a tendência de queda que apresentava no início do dia. Às 10h55, a moeda americana registrava alta de 0,24%, cotada a R$ 5,34, revertendo a queda anterior de 0,26%. Simultaneamente, o Ibovespa, principal índice da B3, operava com forte volatilidade e apresentava um recuo de 0,43%, situando-se em 145.862 pontos.
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe revelou um aumento na aprovação do governo Lula, atingindo a marca de 50%. Esse índice superou a desaprovação, que se manteve em 48%, indicando uma mudança no cenário político e social do país.
Nos Estados Unidos, o PIB do segundo trimestre superou as expectativas, com uma taxa anualizada revisada para cima, alcançando 3,8%. Os dados foram divulgados pelo Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio americano. A revisão surpreendeu o mercado, que esperava a manutenção da estimativa inicial de 3,3%.
“Dados sobre a saúde da economia americana têm forte impacto sobre os mercados de câmbio e ações”, explicou um analista financeiro. “Qualquer indicação de aquecimento da atividade nos EUA tende a provocar elevação do dólar e queda do Ibovespa. Isso ocorre porque, nessas situações, os agentes econômicos temem que os juros possam deixar de cair nos Estados Unidos”.
O impacto da alta do dólar foi sentido globalmente. O Índice DXY, que mede a força da moeda americana em relação a uma cesta de seis divisas de países desenvolvidos, avançava 0,45%, refletindo a crescente valorização do dólar no cenário internacional. As bolsas americanas também registraram quedas, com o S&P 500 recuando 0,44%, o Dow Jones baixando 0,10% e o Nasdaq caindo 0,55%.
Fonte: http://www.metropoles.com






