Coreia do Norte Quebra Jejum Diplomático e Envia Alto Representante à ONU Após Sete Anos

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Em um movimento que sinaliza uma possível mudança na postura diplomática, a Coreia do Norte enviará um representante de alto escalão para discursar na Assembleia Geral da ONU, um evento anual realizado em Nova York. A decisão, noticiada pela mídia estatal norte-coreana nesta sexta-feira, marca o fim de um hiato de sete anos sem a presença de um oficial de alto escalão do país no evento. A última vez que isso aconteceu foi em 2018.

O escolhido para representar o regime de Kim Jong-un é o vice-chanceler Kim Son-gyong. Sua participação levanta expectativas sobre possíveis mensagens e posicionamentos do governo norte-coreano em relação a questões globais, especialmente no que tange às tensões na península coreana e às relações com os Estados Unidos.

A presença de Kim Son-gyong na Assembleia Geral da ONU coincide com um momento em que tanto os Estados Unidos quanto a Coreia do Sul manifestaram interesse em retomar o diálogo com a Coreia do Norte. A expectativa é que o vice-chanceler discurse na próxima segunda-feira. “A ida de Kim Son-gyong aos EUA surge em meio a desejos […] de retomar o diálogo com a Coreia do Norte”, informou o Metrópoles.

Após 2018, a Coreia do Norte tem sido representada na Assembleia Geral da ONU por seu representante permanente, Kim Song. A mudança para um vice-chanceler, um cargo de maior destaque, sugere uma possível nova abordagem de Pyongyang na arena internacional e pode indicar uma abertura para negociações futuras.

Fonte: http://www.metropoles.com