Um vídeo chocante, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra um agente de imigração dos Estados Unidos derrubando uma mulher equatoriana dentro de um tribunal em Nova York. A cena, presenciada pelos dois filhos da vítima, gerou forte indignação e reacendeu o debate sobre as políticas de imigração no país. O incidente ocorreu na última quinta-feira (25/9) e intensificou as críticas às políticas de imigração do governo de Donald Trump na época.
As imagens mostram o agente discutindo asperamente com a mulher, repetindo a palavra “adeus” diversas vezes antes de empurrá-la com violência, derrubando-a no chão. De acordo com a imprensa norte-americana, a confusão teve início após a mulher implorar aos agentes para que não prendessem seu marido. O vídeo do incidente pode ser visto em diversas plataformas online.
Em resposta à crescente repercussão negativa, o Departamento de Segurança Interna (DHS) anunciou o afastamento imediato do agente envolvido. Além disso, o órgão informou que uma investigação interna foi aberta para apurar a conduta do agente e determinar as medidas cabíveis. O caso está sendo tratado com a máxima seriedade pelas autoridades.
“A conduta do policial neste vídeo é inaceitável e abaixo do que se espera dos homens e mulheres do ICE [Serviço de Imigração e Alfândega]”, declarou Tricia McLaughlin, secretária assistente do Departamento de Segurança Interna, demonstrando a reprovação oficial em relação ao incidente. O caso levanta sérias questões sobre o tratamento dispensado a imigrantes e a necessidade de revisão das práticas de abordagem por parte dos agentes de imigração nos EUA.
Fonte: http://www.metropoles.com






