Alckmin Otimista: Lula Busca Suspensão de Tarifas com Trump, Apesar de Rubio

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, articulador chave na busca pelo fim das tarifas impostas pelos Estados Unidos, manifestou otimismo quanto à possibilidade de Donald Trump atender ao pedido do presidente Lula de suspender a sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros. A conversa telefônica entre os líderes na semana passada abriu caminho para as negociações.

“O pedido do presidente Lula ao presidente Trump foi claro: enquanto negociamos, suspendam os 40%. Esse é o ponto central”, explicou Alckmin neste domingo, após participar de uma missa em Aparecida (SP). O vice-presidente vislumbra um cenário de ganho mútuo e destaca o potencial de parceria entre Brasil e EUA. Ele ainda pontuou que algumas tarifas já foram reduzidas.

Alckmin detalhou os avanços já obtidos: “A celulose saiu do tarifaço, hoje celulose e ferro-níquel já estão em 0%, o que representa 4% da exportação brasileira. Na semana passada, madeira serrada e macia passou de 50% para 10%. Armários, sofás e móveis, de 50% para 25%. Precisamos avançar mais rapidamente”. A expectativa é de que Lula e Trump se encontrem pessoalmente na Malásia, após um breve contato na Assembleia Geral da ONU.

Questionado sobre a indicação de Marco Rubio como interlocutor americano, Alckmin minimizou as preocupações. “Não acredito que o nome atrapalhe o diálogo. A orientação do presidente Trump foi muito clara: queremos um diálogo e entendimento, e o Brasil sempre defendeu isso”, afirmou. A nomeação de Rubio havia gerado apreensão devido a suas críticas recentes ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Por fim, Alckmin comentou sobre o combate à pobreza no Brasil, celebrando a saída do país do Mapa da Fome da ONU, mas ressaltou que “a tarefa nunca vai terminar”. Ele enfatizou a importância de avançar continuamente para melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Fonte: http://www.infomoney.com.br