São Paulo e diversas outras regiões do Brasil estão sob alerta de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que classifica o risco como ‘laranja’, indica a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes até a próxima terça-feira, 14. A população deve ficar atenta aos riscos de alagamentos e quedas de árvores.
Na capital paulista, a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade já nesta segunda-feira, 13, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. “A propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo no decorrer do dia”, informou o CGE, alertando para o aumento da instabilidade ao longo da manhã.
Além de São Paulo, o alerta laranja do Inmet abrange Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e trechos de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Goiás. Nestas áreas, são esperadas precipitações que podem atingir até 100 mm/dia e ventos com velocidade de até 100 km/h. A combinação desses fatores aumenta significativamente o risco de ocorrências.
Adicionalmente, um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas também está em vigor para parte de São Paulo e outros estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Embora com menor intensidade, a população deve permanecer vigilante e seguir as orientações das autoridades.
Mesmo com o afastamento da frente fria na terça-feira, a previsão para São Paulo é de tempo fechado e chuvas fracas ao longo da semana, devido aos ventos úmidos vindos do oceano. A máxima esperada para esta segunda-feira na capital paulista é de 25ºC.
Fonte: http://www.infomoney.com.br






