Alerta no Bolso: Juros do Rotativo Disparam e Atingem 439,8% ao Ano

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Os juros do rotativo do cartão de crédito continuam a assustar os consumidores brasileiros. Em outubro, a taxa média cobrada pelos bancos atingiu 439,8% ao ano, apesar de uma leve queda de 3,9 pontos percentuais. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) em seu relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito, acendendo um sinal de alerta para quem utiliza essa modalidade.

O rotativo do cartão é uma linha de crédito emergencial, acionada quando o consumidor não consegue pagar o valor total da fatura. Especialistas alertam que essa é uma das linhas de crédito mais caras do mercado e deve ser evitada. Em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu um limite para os juros do rotativo, fixando-o em 100% do valor original da dívida a partir de janeiro de 2024.

No que se refere a outras modalidades, o Banco Central também apontou para uma taxa de juros de 178% ao ano para o crédito parcelado. Enquanto isso, a taxa de juros total do cartão de crédito recuou para 90,1% ao ano, representando uma leve melhora no cenário geral.

Entretanto, o levantamento do BC revelou que a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com pessoas físicas e empresas subiu para 46,3% ao ano. Esse é o maior patamar desde julho de 2017, quando a taxa atingiu 46,5% ao ano, demonstrando um aumento generalizado nos custos do crédito.

Em contrapartida, o governo federal lançou uma nova modalidade de crédito com garantia do FGTS, permitindo o uso de até 10% do saldo e 100% da multa rescisória. As parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador. “Desde 25 de abril, os trabalhadores podem contratar o empréstimo também por meio dos canais eletrônicos dos bancos habilitados no programa”, informou o BC. Até o momento, não há um teto definido para os juros dessa nova linha de crédito.

Fonte: http://www.metropoles.com