Após Paralisação, EUA Reconfiguram Calendário de Divulgação de Dados Econômicos

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O governo dos Estados Unidos, por meio do Escritório de Análise Econômica (BEA), está trabalhando na atualização do cronograma de divulgação de dados econômicos. A iniciativa surge após a recente paralisação governamental, que impactou a coleta e o processamento de informações cruciais para a economia do país.

O BEA, órgão vinculado ao Departamento de Comércio, está em contato com outras agências, como o Escritório do Censo e o Escritório de Estatísticas Trabalhistas. O objetivo é avaliar a disponibilidade dos dados utilizados na produção de indicadores econômicos. “Publicaremos datas de lançamento atualizadas assim que estiverem disponíveis”, informou a agência em comunicado.

A paralisação de 43 dias, considerada a mais longa da história dos EUA, interrompeu a publicação de relatórios importantes, como os de emprego e inflação. Estes dados são essenciais para o acompanhamento da economia e para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed).

A situação levanta preocupações sobre a qualidade dos dados econômicos. Economistas alertam para um possível “ponto cego permanente” nos indicadores, devido à interrupção na coleta e processamento das informações. O relatório do PIB do terceiro trimestre, previsto para outubro, é um dos que podem ser afetados.

Kevin Hassett, assessor econômico da Casa Branca, informou que o relatório de emprego de outubro será divulgado sem a taxa de desemprego. A ausência se deve à impossibilidade de entrevistar famílias no período relevante para obter os dados necessários, em decorrência da paralisação.

Fonte: http://www.infomoney.com.br