Brasil aguarda resposta dos EUA sobre tarifas impostas por Trump; acordo pode sair em breve

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O governo brasileiro aguarda com expectativa uma resposta dos Estados Unidos sobre a proposta de redução das tarifas de 50% impostas durante o governo de Donald Trump a produtos brasileiros. A sinalização positiva foi dada pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, durante um encontro com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Washington.

Segundo Vieira, Rubio garantiu que o tema está sob análise prioritária e que Washington demonstra interesse em avançar rapidamente nas questões bilaterais com o Brasil. “O Secretário de Estado disse que estão examinando com toda atenção e todo o tempo, que querem resolver rapidamente as questões bilaterais com o Brasil e que a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana”, declarou Vieira.

A proposta brasileira, já entregue aos Estados Unidos, busca reverter o impacto das tarifas que entraram em vigor em agosto e se somam a outras sobretaxas existentes. O chanceler brasileiro demonstrou otimismo em relação a um possível acordo inicial, que pode ser fechado até o início de dezembro, servindo de base para negociações mais amplas no futuro.

Vieira ressaltou que o próximo passo depende agora da reação do governo americano. O Itamaraty e o Departamento de Estado trabalham para estabelecer um acordo provisório que servirá como um “mapa do caminho” para uma negociação definitiva, que, segundo o ministro, pode levar de dois a três meses.

O governo brasileiro vislumbra sinais de que os Estados Unidos desejam superar as divergências e fortalecer a relação com o Brasil. De acordo com Vieira, o próprio Donald Trump teria transmitido, através de Rubio, o desejo de resolver rapidamente o impasse e manter uma boa relação com o governo Lula.

Fonte: http://www.metropoles.com