Brasil Atinge 213,4 Milhões de Habitantes, Mas Crescimento Populacional Desacelera

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O Brasil ultrapassou a marca de 213,4 milhões de habitantes, segundo a mais recente estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). Os dados, publicados no Diário Oficial da União, revelam um total de 213.421.037 residentes, distribuídos entre estados e municípios. Apesar do aumento, o ritmo de crescimento populacional mostra sinais de desaceleração.

Comparativamente aos dados de 2024, quando a estimativa apontava para 212.583.750 pessoas, o crescimento foi de apenas 0,39%. Essa tendência de arrefecimento acompanha as projeções recentes do IBGE, que indicam uma queda na taxa de natalidade e um envelhecimento progressivo da população brasileira.

“Nos últimos anos, o Censo e as projeções populacionais do IBGE tem mostrado uma desaceleração do crescimento do número de habitantes, reflexo da queda do número de filhos por mãe e do envelhecimento dos brasileiros”, explica o instituto em seu relatório.

As projeções do IBGE apontam que o pico populacional do Brasil deve ocorrer em 2041, com 220.425.299 habitantes. A partir desse momento, a população brasileira deve começar a encolher, chegando a 199.228.708 em 2070. Essa inversão demográfica terá implicações significativas para o futuro do país.

Essa mudança demográfica sinaliza o fim do bônus demográfico, período em que a proporção de jovens em idade produtiva supera a de idosos e crianças. Com o envelhecimento da população, a pressão sobre os sistemas de saúde e previdência social tende a aumentar, demandando políticas públicas que se adaptem a essa nova realidade.

Fonte: http://www.infomoney.com.br