Casa Branca SINALIZA AVANÇO em negociações de paz Ucrânia-Rússia, mas alerta para ‘detalhes delicados’

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

A Casa Branca indicou, nesta terça-feira (25/11), que as negociações entre Estados Unidos, Ucrânia e Rússia para um acordo de paz estão progredindo. Contudo, ressaltou a necessidade de novas rodadas de diálogo para resolver os pontos pendentes. A secretária de imprensa Karoline Leavitt, em declaração nas redes sociais, mencionou “detalhes delicados, mas não insuperáveis” que ainda precisam ser finalizados para se chegar a um consenso.

“Ao longo da última semana, os Estados Unidos fizeram progressos consideráveis ​​rumo a um acordo de paz, levando tanto a Ucrânia quanto a Rússia à mesa de negociações”, afirmou Leavitt. “Há alguns detalhes delicados, mas não intransponíveis, que precisam ser resolvidos e exigirão novas conversas entre a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos”. A declaração da secretária de imprensa demonstra um otimismo cauteloso em relação ao futuro das negociações.

As palavras de Leavitt ecoam declarações recentes do secretário de Estado Marco Rubio, feitas no domingo (23/11) em Genebra. Rubio também enfatizou que os pontos pendentes, embora necessitem de atenção, não representam obstáculos intransponíveis. “Os pontos que ainda estão pendentes não são insuperáveis. Precisamos apenas de mais tempo do que temos hoje”, disse Rubio, indicando que a questão do tempo é primordial para o sucesso das tratativas.

Paralelamente aos esforços diplomáticos, representantes dos EUA e da Rússia estão reunidos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para discutir a proposta de paz americana. A delegação dos EUA é liderada pelo secretário do Exército, Dan Driscoll. A reunião, que começou na segunda-feira (24/11), tem como objetivo aprofundar o diálogo e buscar soluções para os pontos de divergência entre as partes.

Adicionalmente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deve visitar Washington nesta semana para discutir os aspectos mais sensíveis do acordo proposto. Essa visita demonstra a importância que o governo ucraniano atribui às negociações e a busca por um consenso que atenda aos interesses de seu país. A participação de Zelensky é vista como crucial para o avanço das tratativas e a consolidação de um acordo de paz duradouro.

Fonte: http://www.metropoles.com