Dólar Cede e Ibovespa Alcança Recorde Impulsionados por Expectativa de Queda nos Juros Americanos

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O mercado financeiro brasileiro registrou um dia de otimismo nesta quarta-feira (3/12), com o dólar recuando 0,33%, cotado a R$ 5,31, e o Ibovespa renovando seu recorde de fechamento. O principal índice da B3 encerrou o pregão com alta de 0,42%, atingindo 161.766,19 pontos, superando a marca anterior de 161.092,25 pontos.

Analistas apontam que o movimento do câmbio e da bolsa refletem a crescente expectativa de um novo corte nas taxas de juros dos Estados Unidos. A decisão deve ser tomada na próxima semana, durante a última reunião do ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, as chances de uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa de juros americana são de expressivos 89%. Um relatório recente da ADP, que indicou a perda de 32 mil empregos no setor privado dos EUA em novembro, reforçou essa expectativa, sinalizando um possível enfraquecimento da economia americana.

“A combinação de dólar fraco no exterior e dados mais fracos do mercado de trabalho americano sustenta a queda da divisa ante o real na sessão”, explica Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, evidenciando a influência dos indicadores econômicos globais no cenário brasileiro.

Alison Correia, analista da Dom Investimentos, ressalta que o relatório da ADP “surpreendeu o mercado”, impulsionando a alta da bolsa e a queda do dólar. Além disso, o bom desempenho de ações de empresas como Vale e Petrobras, impulsionado pela alta do minério de ferro e do petróleo, contribuiu para o clima positivo no mercado acionário. Segundo a analista, o BTG divulgou relatório afirmando que a Vale vive o melhor momento operacional dos últimos 20 anos, o que animou ainda mais os investidores.

Fonte: http://www.metropoles.com