Dólar Cede e Ibovespa Ascende com Sinais de Afrouxamento Monetário nos EUA

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O mercado financeiro brasileiro respirou aliviado nesta sexta-feira, impulsionado pela crescente expectativa de cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos. O otimismo, alimentado por dados recentes da inflação americana, refletiu-se no câmbio e na bolsa de valores.

O dólar americano registrou uma queda de 0,47% frente ao real, cotado a R$ 5,33. Paralelamente, o Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o dia com uma leve alta de 0,10%, atingindo 145.446 pontos. Esse movimento acompanha a tendência global de enfraquecimento da moeda americana.

A divulgação do índice de preços de gastos com o consumidor (PCE) nos EUA foi o catalisador desse cenário. O núcleo do indicador, que exclui alimentos e energia, apresentou um aumento de 0,2% em agosto, ligeiramente abaixo dos 0,3% registrados em julho, corroborando as expectativas do mercado.

O PCE é um dos indicadores chave monitorados pelo Federal Reserve (Fed) para definir a política monetária. Os dados divulgados atenuaram os temores gerados pelo crescimento robusto do PIB americano no segundo trimestre, que inicialmente levantou preocupações sobre a continuidade dos cortes de juros.

“O dado reforçou a percepção de desaceleração gradual da inflação, mantendo a aposta de dois cortes adicionais de 0,25 ponto pelo Fed até o fim do ano”, avalia Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad. A expectativa é que a manutenção da trajetória de queda dos juros nos EUA continue a influenciar positivamente o mercado brasileiro.

Fonte: http://www.metropoles.com