Apesar de não constar na agenda oficial divulgada por Donald Trump, a possibilidade de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Malásia alimenta as expectativas nos bastidores da comitiva brasileira. A reunião, ainda que extraoficial, é aguardada para o domingo (26/10), em Kuala Lumpur, durante a 47ª Cúpula da Asean.
A agenda de Trump para o domingo apresenta uma janela de oportunidade antes do jantar com os líderes da Asean Summit, marcado para as 15h30, após a assinatura de acordos com os primeiros-ministros do Camboja e da Tailândia. A equipe de Lula também busca ajustar a programação para viabilizar a conversa.
O encontro, caso se concretize, pode representar um marco nas relações bilaterais, especialmente no que tange às tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. “A expectativa é que a conversa dê um pontapé para negociações”, com o objetivo de reverter a retaliação comercial motivada por questões políticas internas do Brasil.
Paralelamente à expectativa em torno de Trump, a visita de Lula à Ásia tem outros focos importantes. A comitiva brasileira busca firmar acordos nas áreas de tecnologia, mineração, pecuária, aviação e meio ambiente, visando fortalecer a presença comercial do Brasil na região. Acordos de cooperação estão em discussão na Indonésia e são esperados também em Kuala Lumpur.
Fonte: http://www.metropoles.com






