Influenciador Digital é Preso em Brasília Acusado de Extorsão a Políticos Mineiros

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Ronnie Peterson Gonçalves da Silva, de 42 anos, um influenciador digital conhecido por sua atuação no Canal 18.1 e pelo programa “Na Rua, Na Rede, Na Raça”, foi detido em Brasília na última terça-feira (16/09). A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e do Distrito Federal (PCDF). Com quase 300 mil seguidores no Instagram, Ronnie se apresentava como jornalista e diretor do referido canal.

As investigações apontam que Ronnie Peterson é acusado de tentar extorquir o prefeito, o vice-prefeito e secretários do município de Santa Luzia, em Minas Gerais. A exigência era de R$ 100 mil para que não fossem divulgadas notícias consideradas difamatórias contra as autoridades locais. A 3ª Vara Criminal de Santa Luzia aponta que o influenciador usava sua influência midiática e política para intimidar as vítimas.

De acordo com o juiz Fabrício Simão da Cunha Araújo, que decretou a prisão preventiva, o investigado “aparentemente intimida e ameaça, inclusive de publicar notícias vinculadas a familiares destes, o que potencializa as ameaças sofridas e o abalo psicológico das vítimas”. A gravidade das ameaças e o impacto psicológico nas vítimas foram determinantes para a decisão judicial.

Além do caso em Santa Luzia, Ronnie Peterson também é investigado por suspeitas de extorsão em outros municípios mineiros, como Itinga e Vespasiano. No Distrito Federal, o deputado distrital Daniel Donizet (MDB) também relatou ter sido alvo do mesmo esquema de extorsão. As investigações continuam para apurar a extensão das atividades criminosas do influenciador.

O juiz responsável pelo caso ressaltou que, mesmo ciente das investigações em curso, Ronnie Peterson teria intensificado as ameaças contra os políticos. Essa atitude, segundo o magistrado, reforça o risco de constrangimento público através de suas redes sociais e canais digitais, demonstrando um comportamento desafiador e persistente na prática dos crimes.

Fonte: http://baccinoticias.com.br