Irã Reage à Pressão Europeia e Convoca Embaixadores da Alemanha, França e Reino Unido

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Em um sinal de crescente tensão diplomática, o Irã convocou para consultas em Teerã os embaixadores da Alemanha, França e Reino Unido. A medida, anunciada neste sábado (27/9) pela agência estatal Mehr, surge em resposta à iniciativa dos três países europeus de acionar o mecanismo “snapback” para restabelecer sanções da ONU previamente suspensas contra o país. A ação iraniana demonstra a forte discordância com o que considera uma manobra para revigorar resoluções já revogadas pelo Conselho de Segurança.

O governo iraniano considera a ação europeia ilegítima e ineficaz. Na sexta-feira (26/9), o Ministro das Relações Exteriores, Abbas Aragchi, declarou que os esforços do trio europeu são “nulos e sem efeito” e destituídos de validade legal. A declaração ressalta a determinação de Teerã em desafiar a imposição de sanções que considera injustas.

A convocação dos embaixadores ocorre após o fracasso de uma tentativa liderada por Rússia e China no Conselho de Segurança da ONU para impedir a retomada das sanções. A proposta de adiamento não obteve o apoio necessário, com apenas quatro dos 15 membros do Conselho votando a favor. Esse revés diplomático abriu caminho para a ação dos europeus, desencadeando a forte reação do Irã.

Fonte: http://www.metropoles.com