Lula e Modi Agendam Encontro Bilateral na Malásia para Discutir Futura Visita de Estado à Índia

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no próximo domingo (26/10), aproveitando a margem da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que ocorrerá na Malásia. A reunião é um passo importante para fortalecer as relações entre Brasil e Índia, duas potências do Sul global.

O principal objetivo do encontro é discutir os preparativos para a visita de Estado que Lula planeja realizar à Índia em fevereiro do próximo ano. Além das questões bilaterais, o presidente brasileiro também tem confirmada a participação em uma cúpula focada em inteligência artificial, demonstrando o interesse do Brasil em se manter atualizado com as novas tecnologias.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa da reunião partiu do próprio presidente Lula. Na ocasião, Lula deve reforçar o convite para que o primeiro-ministro indiano participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA).

A aproximação entre os dois países já vem sendo trabalhada. Na semana passada, o vice-presidente Geraldo Alckmin esteve em Nova Delhi para promover o aprofundamento das relações comerciais bilaterais. Segundo o embaixador Everton Frask Lucero, do Itamaraty, existe uma “grande pauta de cooperação, uma pauta positiva que aproxima dois grandes países do sul global”.

Além do encontro com Modi, a agenda de Lula na Ásia inclui uma visita de Estado à Indonésia, onde serão assinados acordos, incluindo um memorando de entendimento no setor de energias renováveis. Na Malásia, existe ainda a expectativa de um possível encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no final de semana.

Fonte: http://www.metropoles.com