Minério de Ferro: Demanda Chinesa Impulsiona Alta, Mas Oferta Global Modera Crescimento

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

Os preços do minério de ferro registraram alta nesta quarta-feira, impulsionados por sinais de recuperação na demanda chinesa. No entanto, o aumento da oferta global e a retração na produção de aço atuaram como fatores limitantes, atenuando os ganhos observados no mercado futuro.

Na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, o contrato de janeiro do minério de ferro subiu 0,19%, atingindo 797 iuanes (US$112,57) por tonelada. Paralelamente, em Cingapura, o contrato de referência para dezembro apresentou um avanço de 0,71%, cotado a US$106,55 a tonelada.

De acordo com a consultoria Mysteel, a oferta global de minério de ferro deve atingir um pico histórico de 2,68 bilhões de toneladas em 2026. A expansão contínua da capacidade nas minas da Austrália e do Brasil, somada ao novo projeto Simandou na África Ocidental, são apontados como os principais vetores desse crescimento.

A Associação Mundial do Aço (Worldsteel) divulgou que a produção global de aço recuou 5,9% em outubro, totalizando 143,3 milhões de toneladas. A China, maior produtora mundial, também apresentou queda, com sua produção de aço bruto diminuindo 12,1% no mesmo período.

Prevê-se que a produção de aço da China fique abaixo de 1 bilhão de toneladas este ano, pela primeira vez em seis anos. “A demanda doméstica de aço para uso final apresentou melhora no quarto trimestre, com o setor de infraestrutura impulsionando o aumento do consumo aparente”, destacou a corretora chinesa Galaxy Futures.

Fonte: http://www.infomoney.com.br