O Kremlin anunciou que Rússia e Estados Unidos iniciarão em breve os preparativos para uma nova cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump. A reunião, possivelmente em Budapeste, Hungria, sinaliza uma retomada dos esforços diplomáticos entre os dois países, após um período de tensões. O assessor do Kremlin, Yury Ushakov, confirmou a informação nesta quinta-feira (16/10).
A decisão de realizar a cúpula foi tomada durante uma conversa telefônica de quase duas horas e meia entre Putin e Trump, a primeira em quase dois meses. Segundo Ushakov, ambos os lados concordaram em designar representantes para iniciar os trabalhos preparatórios “sem demora”. O porta-voz russo classificou a conversa como “muito útil”, indicando um tom positivo nas discussões.
Moscou espera que o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, realizem uma ligação nos próximos dias para coordenar os preparativos da reunião. A cúpula em potencial surge em um momento crucial, um dia antes do encontro agendado entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
Trump também expressou sua preferência por Budapeste como local para o encontro, proposta que foi prontamente aceita por Putin. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, confirmou a disposição do país em sediar o evento, declarando em suas redes sociais: “O encontro planejado entre os presidentes americano e russo é uma ótima notícia para os povos amantes da paz do mundo. Estamos prontos!”.
Durante a ligação, Putin teria parabenizado Trump pelo papel na mediação do cessar-fogo na Faixa de Gaza, descrevendo-o como um “esforço de manutenção da paz elogiado em todo o mundo”. Contudo, o conflito na Ucrânia emergiu como o tema central do diálogo. Putin reiterou o interesse em uma solução “política e diplomática pacífica”, enquanto Trump enfatizou a necessidade de “uma paz rápida na Ucrânia”, sugerindo que o fim da guerra poderia abrir “enormes perspectivas de cooperação econômica” entre Washington e Moscou.
Fonte: http://www.metropoles.com






