Os proprietários de veículos no Brasil sentiram um baque no bolso em julho. O preço médio do seguro para os carros mais populares do país apresentou um aumento considerável, impulsionado por fatores como a inflação persistente e o crescente índice de criminalidade.
De acordo com um levantamento exclusivo da corretora digital Minuto Seguros, as mulheres foram as mais impactadas, com um aumento médio de 26% no valor do seguro em comparação com junho, atingindo R$ 2.903,55. Já para os homens, o aumento foi de 11%, elevando o custo médio do seguro para R$ 2.341,63.
O estudo analisou dados de onze capitais brasileiras com maior representatividade no mercado automotivo, considerando os dez modelos mais vendidos, segundo o ranking da Fenabrave. As cotações foram realizadas em 15 seguradoras, utilizando o perfil de homens e mulheres casados, com 35 anos.
Michel Tanam, gerente da Minuto Seguros, atribui o reajuste dos seguros à combinação da inflação e ao aumento do interesse de criminosos por veículos populares. “A popularidade de alguns modelos de veículos, o valor das peças e a facilidade de revenda podem despertar a preferência dos criminosos por alguns modelos da lista”, explica Tanam.
A pesquisa revelou que capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Goiânia registraram variações de preços acima de 60%, o que contribuiu para elevar a média nacional. Essa alta interrompeu um primeiro semestre de relativa estabilidade nos preços, com aumentos expressivos em quase todas as capitais analisadas.
Fonte: http://www.infomoney.com.br






