Um grave acidente com o Elevador da Glória, um tradicional funicular de Lisboa, resultou em mortes e ferimentos na última quarta-feira (3/9). Entre os feridos, está um cidadão brasileiro, conforme confirmou o consulado do Brasil em Portugal.
O bonde, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, descarrilou e colidiu contra um edifício. O impacto causou a morte de ao menos 17 pessoas e deixou 21 feridos. A informação inicial do governo brasileiro era de que não havia vítimas do país.
Segundo o Diário de Notícias, o brasileiro ferido sofreu apenas lesões leves e recebeu atendimento no Hospital Amadora-Sintra, sendo liberado em seguida. A identidade da vítima não foi divulgada. O acidente chocou a cidade e levou o governo português a decretar luto nacional de três dias.
Testemunhas relataram que o bonde desceu a ladeira descontroladamente antes de colidir com o prédio. Imagens mostram a extensão dos danos ao veículo, que tombou em uma curva nos trilhos, com a estrutura severamente amassada. As causas do acidente estão sendo investigadas.
O Ministério Público e a Polícia Judiciária de Lisboa já iniciaram investigações para apurar as responsabilidades pelo ocorrido. O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, lamentou o que chamou de “uma tragédia que nunca aconteceu” na cidade, refletindo o sentimento de luto e consternação que tomou conta da capital portuguesa.
Fonte: http://www.metropoles.com






