Trump Anuncia ‘Fase Dois’ do Acordo em Gaza e Exige a Devolução dos Corpos de Reféns

CLIQUE AQUI | Avaliação de crédito para produtores rurais. Assessoria para obtenção de financiamentos agrícolas com taxas diferenciadas.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira o início da segunda fase do acordo de paz mediado por seu governo entre Israel e o Hamas. A declaração foi feita através da plataforma Truth Social, onde Trump expressou satisfação com a libertação de 20 reféns israelenses. Contudo, ele enfatizou que o trabalho ainda não está concluído e cobrou o cumprimento integral do pacto, especialmente a entrega dos corpos dos reféns falecidos.

“Todos os 20 reféns estão de volta e se sentindo tão bem quanto se poderia esperar. Um grande fardo foi tirado, mas o trabalho não acabou. Os mortos não retornaram, como prometido! A fase dois começa agora”, publicou Trump, sinalizando as próximas etapas do plano de paz.

Segundo os termos do acordo, a fase seguinte prevê a desmilitarização do Hamas e a formação de um governo provisório na Faixa de Gaza, excluindo a participação do grupo extremista. Membros do Hamas que concordarem em depor armas poderão ser anistiados ou receber asilo em outros países. Essa proposta, no entanto, ainda aguarda a confirmação do Hamas, que até o momento expressou incertezas quanto ao cumprimento dessa exigência.

Em resposta aos mediadores, o Hamas informou que pretende entregar mais quatro corpos de reféns ainda nesta terça-feira, alegando dificuldades na localização dos demais devido à destruição causada pelos bombardeios. Esse anúncio marca um novo capítulo no plano de paz, que teve início com o cessar-fogo firmado na última sexta-feira, resultado de negociações envolvendo Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia. O cessar-fogo buscou encerrar os conflitos e iniciar a troca de reféns por prisioneiros.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, acusou o Hamas de violar o acordo ao não entregar todos os corpos conforme prometido. “Qualquer atraso, ou omissão intencional, será considerado uma violação flagrante do acordo e será respondido adequadamente”, declarou Katz em suas redes sociais, aumentando a tensão sobre o cumprimento do acordo. Enquanto isso, o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas de Israel reafirmou que a luta não cessará até que todos os reféns, vivos ou mortos, retornem para casa.

Fonte: http://www.metropoles.com